Definição de filho

“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!” (José saramago)

Leia o post: Definição de filho, por José Saramago, e outras pegadinhas da web 2.0 | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)
Definição de filho, por José Saramago “Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!”

Leia o post: Definição de filho, por José Saramago, e outras pegadinhas da web 2.0 | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ser forte - Primeiro mês

Hoje meus guerreirinhos completam 1 mês de vida com dias de altos e baixos, dias de lutas e vitórias onde eles ensinaram que não precisar ser lindo, gordinho e grande pra ser FORTE.

FORTE - significado: Valente, esforçado. Homem valente, corajoso. Militar Fortaleza, fortificação.

Exatamente esta palavra, ser frágil não significa que não se é forte e é isso que eles demonstram a cada dia, é uma força absurda que transcede muito entendimento, é uma força que só pode vir de Deus. Começa na força pra poder dar o primeiro choro, força pra poder exercer respiração sem aparelhos, força pra chutar os tantos fios que incomodam, força pra segurar o dedo de quem oferece amor e carinho.
Neste primeiro mês de vida me ensinaram que se eles são fortes porque eu não seria, Deus me fortalece através da força deles.
Eles são fortes, eles são meus filhos!

Aqui tem a primeira e única foto que tenho do Octávio, tirei escondida durante uma visita ja que não permitem que sejam fotografados, ele está gordinho, já esta com 1.750kg, respira sem aparelhos, teve alta da UTIn e está no berçário intermediário, logo aprende a usar a chuquinha e em seguida vem pro peito!


Bernardo segue na UTIn, desenvolveu displasia broncopulmonar* e DMH* grau I mas segue bem, ontem ele foi desentubado e está no CPAP, esta tomando mais leitinho, está espertinho e reage super bem no auge dos seus 1.160kg...é meu guerreirão, infelizmente não tenho foto dele ainda mas em breve postarei.

Displasia broncopulmonar → É a lesão pulmonar causada pelo respirador artificial.
As crianças que permanecem ligadas a um respirador artificial durante muito tempo, habitualmente mais de uma semana, podem desenvolver uma displasia broncopulmonar. Esta doença observa-se com mais frequência nas crianças prematuras.
A lesão provavelmente produz-se como consequência de os espaços aéreos sofrerem um estiramento exagerado por causa da alta pressão requerida para encher os pulmões e pela alta concentração de oxigénio fornecido. Estes factores podem causar uma inflamação dos pulmões. Depois de várias semanas de inflamação, desenvolvem-se áreas com cicatrizes.
O tratamento consiste em retirar o respirador artificial de forma progressiva. Uma boa nutrição é essencial para curar os pulmões e favorecer o crescimento do novo tecido pulmonar saudável. A restrição do consumo de líquidos pode ser benéfica devido a que estes tendem a acumular-se nos pulmões inflamados; também pode ajudar o uso de diuréticos com o fim de aumentar a eliminação de líquido do corpo.Em raras ocasiões, as crianças com displasia broncopulmonar morrem inclusive depois de vários meses de tratamento. Nas que sobrevivem, os problemas respiratórios diminuem gradualmente. No entanto, estas crianças correm um grande risco de contrair pneumonia, especialmente viral, durante os primeiros anos de vida.

DMH → Habitualmente estas hemorragias surgem nos primeiros dias de vida do bebé, sendo diagnosticadas mediante a realização de uma ecografia cerebral. Na maioria dos casos tratam-se de hemorragias pequenas que são reabsorvidas espontaneamente pelo organismo, sem consequências graves. As hemorragias mais graves podem provocar a dilatação dos ventrículos cerebrais, e a compressão do tecido cerebral, danificando-o. Quando se produz uma dilatação (hidrocefalia) pode ser necessário colocar um tubo, para efectuar a drenagem dos ventrículos (válvula). 


Está cada vez mais perto de trazê-los embora, já sinto o cheirinho deles aqui!!!


2 comentários:

  1. Vai dar tudo certooo.... tenho certeza... Vcs estão em minhas orações... Ja ja os dois estaram, pulando,correndo e fazendo a maior bagunça pro "desespero" dos papai e da mamãe... E sua unica preocupação será: como organizar esses brinquedos, essa bagunça...

    ResponderExcluir
  2. Deus não irá desamparar, tenha fé....beijos para os pequenos príncipes, fortes e guerreiros!

    ResponderExcluir